Senhoras e Senhores Governadores de Ouro, baseado em alguns princípios irei expor nosso PLANO DE AÇÃO. É de Fundamental importância para o crescimento distrital que tenhamos um planejamento estratégico, pois se não houver um bom programa ou um bom plano de ação o ano rotário corre o risco de ficar estagnado e, ao final da gestão como Governador Distrital acabaremos sendo o mesmo do mesmo. Em meu ano preciso saber aonde quero chegar, imaginar o futuro de minha gestão e, mais importante ainda, tenho que planejar ações para alcançar o patamar desejado. Essa mentalidade é cada vez mais importante, pois esse é o detalhe que irá diferenciar a gestão distrital.
O que vimos é que essas Áreas de Enfoque do Rotary International são poucas exploradas, apesar do nome do Rotary estar diariamente associado a inúmeros projetos, que vão desde bancos de sangue e de alimentos até a erradicação da pólio, mas geralmente são projetos de clubes, temos que ter o Plano de Ação Distrital.
Cada distrito tem sua própria história, suas prioridades e identidade. Por conseguinte, a identidade dos rotarianos e o propósito estabelecido por eles para cada programa, também variam muito, pois o Rotary tem sido desde o início, uma organização descentralizada, destinada a permitir que cada Rotariano, cada Rotary Club e cada Distrito sirva da maneira que melhor lhes convier
Como sabem o Conselho de Curadores da Fundação Rotária e o Conselho Diretor do
Rotary International adicionaram uma nova área de enfoque: APOIO AO MEIO AMBIENTE.
O Presidente de Rotary Internacional, o brasileiro Paulo Viriato Corrêa da Costa criou em seu ano o programa “PRESERVE O PLANETA TERRA”
Vimos nessa nova Área de Enfoque uma extraordinária oportunidade para:
– Desenvolver a consciência ambiental, ecológica e socioambiental;
– Garantir a sustentabilidade, essencial para os seres vivos no planeta, desta geração e das próximas;
– Conseguir recursos para financiar os programas da Fundação Rotária.
Bacias hidrográficas; recuperação de nascentes, Áreas de Proteção Ambiental
COPAÍBA Empresa;
Prefeituras Municipais que recebem o ICMS Ecológico;
Rotarys Clubs;
Criação do SELO Empresa Parceira do Meio Ambiente;
Permissão de uso do SELO da SEMAD (Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento de Minas Gerais);
Parceria de Gerenciamento e formulação de ações com o IEF (Instituto Estadual de
Plantio de 3 milhões de árvores no período de 3 anos;
A Fundação Plant-for-the-Planet, (Plante para o Planeta) sob a liderança de Sagar Aryal, jovem de 24 anos, que planta árvores, iniciou em 2018 seu projeto e até agora, milhões de dólares foram arrecadados para o projeto e outros projetos sociais da Fundação.
Mais de 800.000 pessoas se juntaram ao # TeamTrees® para levantar $ 20 milhões e plantar 20 milhões de árvores até 2020. Conseguiram atingir a meta em 16 meses, sendo que no lançamento do programa já tinham $ 5 milhões de dólares arrecadados.
Em uma busca rápida na rede mundial de computadores encontramos dezenas de projetos que atingiram suas metas em curto espaço de tempo. Minas Gerais é um estado muito rico em nascentes de água. As grandes bacias hidrográficas do país têm suas origens no território mineiro, como é o caso das bacias do São Francisco, do Paraná e a do Leste. Nosso projeto será lançado oficialmente na nascente do Rio São Francisco. O Rio São Francisco tem sua nascente histórica no alto do Parque Nacional da Serra da Canastra, em Minas Gerais, no município de São Roque de Minas, região considerada um grande berço de rios.
A expectativa é do plantio de 100 mil mudas de árvores em toda região do Distrito, atendendo as 3 principais bacias hidrográficas, no lançamento oficial do projeto que será na nascente do Rio São Francisco.